terça-feira, 20 de setembro de 2011

Outro uso com o CMapTools: resumos coletivos

Esta postagem é uma postagem complementar a uma outra, sobre mapas conceituais e mapas mentais, que você pode ler clicando aqui. Refere-se a um uso do software CmapTolls na prática pedagógica. Consiste em utilizá-lo como um visualizador das discussões de um grupo acerca de um tema ou texto específico.

Para realizar esse trabalho, precisa de um laptop com o CMapTools instalado e datashow. A dinâmica funciona um pouco assim. O grupo todo lê o texto todo. Depois, dividem-se em grupos menores, que farão apontamentos sobre trechos deste texto. Ao final, os grupos relatam as partes mais importantes do texto para os demais grupos. Todos podem intervir e contribuir a qualquer momento.

Eu mesmo ou algum aluno fica designado para digitar os apontamentos dos grupos. Ao final, temos apontamentos do texto feito pelos grupos, na forma de um resumo coletivo, que vai sendo construído na relação entre grupos, mediado pelo software. O resultado de uma discussão do texto discutido na disciplina de Educação Inclusiva ficou assim

Figura 1 - Resumo Coletivo sobre os apontamentos de DENARI, F. Um novo olhar sobre Educação Inclusiva: da segregação à inclusão. In: Rodrigues, David. Educação e Incusão: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. 2006

Claro, não se trata de um uso nobre do CMapTools, voltado para a construção de mapas que representem o pensamento, segundo os apontamentos da pedagogia de conceitos de Joseph Novak, idealizador do software.

Até mesmo pode-se pensar ser uma subutilização do software. Mas, pensando na dificuldade de agendamento de laboratórios de informática, de por mapas conceituais em rede com minhas habilidades de docente que gosta de tecnologia mas não é nerd, trata-se de um uso em sala de aula convencional, que vem funcionando com bons retornos de parte dos alunos. Fica aí a sugestão.

Mapas Conceituais e Mapas Mentais

Volto hoje ao tema dos mapas conceituais e mapas mentais, a partir de outra postagem sobre o tema, que pode ser encontrada aqui.

São a mesma coisa? Não são.

Mas o que são mapas mentais? Mapas mentais são, de forma muito, mas muito sintetizada, versões digitais dos velhos esquemas que a gente fazia para estudar uma matéria, que ficavam em folhas no meio dos livros ou mesmo nas bordas das páginas, ou em blocos de anotações. Brincando (mas nem tanto), costumo volta e meia consultar esses blocos, os quais chamo carinhosamente de "meu cérebro"!!! .

Mapas mentais são inegavelmente ferramentas úteis para organizar brainstorms ("toró de parpites", em brasilieiro caipirês) e para também delinear processos e projetos. Clique aqui para ver a definição de mapa mental na wikipedia em português.

Já os mapas conceituais, da forma como sõa propostos por Joseph Novak, buscam, em linhas gerais, detalhar as ligações entre os termos que entram nos esquemas, através de elos de ligação. Clique aqui para ver a definição de mapa mental na wikipedia em português.

Tanto mapas mentais, quanto os mapas conceituais, podem ser feitos em meio digital no MS Office Word, no Powerpoint ou no BrOffice Writer e Impress ou, se você estiver afim de uma experiência de "raiz", em Paint. Contudo esses programas não são muito específicos para a realização de mapas mentais, dependendo da versão do programa, é melhor fazer o esquema em papel mesmo...


Figura. 1 Exemplo de mapa mental em papel
fonte: http://rcd.typepad.com/rcd/Au2004MindMapsSpecularTopic.png


Experimentei sistematicamente dois programas voltados à construção de mapas conceituais e mapas mentais. O CmapTools e o Freemind:

Para baixar o freemind:
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Para baixar o cmaptools
http://cmap.ihmc.us/

Esses programas precisam do programa JAVA funcionando. Você pode baixá-lo ou atualizar esse programa na sua máquina no seguinte endereço:
www.java.com

O interessante notar é que, embora os softwares sejam para fazer uma mesma coisa, mapas mentais, a concepção e o grafismo desses mapas é pensada pelos desenvolvedores de software de maneira bem diferente.

O freemind constrói mapas a partir de um tema central, com estruturas hierárquicas. Eu o uso para apresentar uma linha de trabalho e a partir dali usar links que chamem outros documentos e planilhas. Eu uso para apresentações mais esturutradas de mapas conceituais já delineados.



Figura 2: Imagem de mapa mental construído com o software Freemind.
Fonte:http://static.sftcdn.net/br/scrn/34000/34379/freemind-11.jpg

Já o CmapTools trabalha em uma perspectiva mas da criação de mapas que não contenham um relação necessariamente hierárquica. Eu posso puxar várias setas de um mesmo objeto e manter o mapa sem um centro definido. Também posso linkar outro documentos a partir dele. Eu o uso mais para o trabalho de grafismo conceitual e brainstorms, por exemplo. Se instalado em servidor, o cmaptools permite a formação de mapas coletivos, utilizando vários computadores.

Uma aplicação deste software numa perpectiva para o desenovlvimento de mapas mentais
na prática pedagógica foi descrita por Ítalo Dutra e pode ser vista em:

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt5.htm


Figura 3: mapa mental realizado com o CmapTools.
Fonte: http://fronteiras.pbwiki.com/f/Cmap%20Tools.JPG

Tanto o Freemind quanto o Cmpatools permitem a exportação do mapa mental em diferentes formatos, dentre eles em formato de imagem.

Minha dica para os professores é baixar cada um destes softwares ou testá-los online, conforme o caso, ir brincando com eles e ver com o qual mais se adapta, observando o que cada um deles deixa ou não fazer e vendo como eles podem nos ajudar em alguma situação pedagógica específica, como na montagem ou apresentação de esquemas mentais, por exemplo.

Além disso, existem na rede outros softwares capazes de gerar mapas mentais online, dentre eles:
http://www.bubbl.us/
http://www.mindomo.com/

Bom divertimento!