terça-feira, 20 de setembro de 2011

Outro uso com o CMapTools: resumos coletivos

Esta postagem é uma postagem complementar a uma outra, sobre mapas conceituais e mapas mentais, que você pode ler clicando aqui. Refere-se a um uso do software CmapTolls na prática pedagógica. Consiste em utilizá-lo como um visualizador das discussões de um grupo acerca de um tema ou texto específico.

Para realizar esse trabalho, precisa de um laptop com o CMapTools instalado e datashow. A dinâmica funciona um pouco assim. O grupo todo lê o texto todo. Depois, dividem-se em grupos menores, que farão apontamentos sobre trechos deste texto. Ao final, os grupos relatam as partes mais importantes do texto para os demais grupos. Todos podem intervir e contribuir a qualquer momento.

Eu mesmo ou algum aluno fica designado para digitar os apontamentos dos grupos. Ao final, temos apontamentos do texto feito pelos grupos, na forma de um resumo coletivo, que vai sendo construído na relação entre grupos, mediado pelo software. O resultado de uma discussão do texto discutido na disciplina de Educação Inclusiva ficou assim

Figura 1 - Resumo Coletivo sobre os apontamentos de DENARI, F. Um novo olhar sobre Educação Inclusiva: da segregação à inclusão. In: Rodrigues, David. Educação e Incusão: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. 2006

Claro, não se trata de um uso nobre do CMapTools, voltado para a construção de mapas que representem o pensamento, segundo os apontamentos da pedagogia de conceitos de Joseph Novak, idealizador do software.

Até mesmo pode-se pensar ser uma subutilização do software. Mas, pensando na dificuldade de agendamento de laboratórios de informática, de por mapas conceituais em rede com minhas habilidades de docente que gosta de tecnologia mas não é nerd, trata-se de um uso em sala de aula convencional, que vem funcionando com bons retornos de parte dos alunos. Fica aí a sugestão.

0 Comments: