sábado, 15 de dezembro de 2007

Artigos sobre História da Educação no Brasil

Estava procurando materiais para a prova didática que estou montando para o concurso da UFT. Coloquei "ler, escrever e contar" no google para ver o que vinha sobre esses três conceitos. Tinha um outro critério que não pus no Google, mas que regia minha pesquisa: queria esses três conceitos em uma perspectiva histórica. Então me deparei com o website realizado pelo grupo HISTEDBR, coordenado pelo professor Demerval Saviani, da UNICAMP, e achei que mais pessoas deveriam conhecer.

clique para ver a imagem maiorNum país que dizemos não ter "memória" (discordo um pouco disso, mas isso é tema para outra postagem), encontrar informações sistematizadas e validadas na rede sobre como organizávamos e como ensinávamos nas escolas ao longo da história do Brasil, é um prato saboroso. O site é bem estruturado, com glossário, imagens dos documentos como, por exemplo, o da Nova Escola, que foi meio que um "modelo" para as cartilhas utilizadas no Brasil Colônia. A análise dessa cartilha, feita por Ana Palmira B. S. Casimiro, pode ser vista clicando aqui.

E o que isso tem a ver com Tecnologias da Educação? Tudo. Mas sobre esse tudo também é assunto para outras postagens.

Não deixe de acessar: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html.

Volto a organizar minha prova didática.

Knol: Um rival para a wikipedia?

Mais uma vez o Google tenta lançar mais um tentáculo para dominar a infosfera, agora na área das enciclopédias online desenvolvidas por comunidades de usuários. O Google anuncia o desenvolvimento do Knol como uma alternativa a Wikipedia, a maior enciclopédia deste tipo do planeta.

Trata-se do Knol. A diferença entre as duas plataformas é que no Knol é que a assinatura dos usuários ficariam visíveis aos verbetes escritos, enquanto no wikipedia isso não ocorre. A idéia é que com a autoria dos verbetes, vandalismos sejam menos cometidos e informações equivocadas sejam menos postadas pelos usuários. Será que pega? É esperar para ver.

Clique aqui para ver a interface provisória do Knol. Mais informações na página do projeto do Google (em inglês).

Fonte:
info online

Comecemos

Assim era no princípio
Metáfora pura
Suspensa no ar
Assim era no princípio
Só bocas abertas
Inda balbuciantes
Querendo cantar

Por isso que sempre no início
A gente não sabe como começar

Luís Tatit - "O meio"

Bem, sempre há um início. Um tanto formal, um tanto titubeante, mas, de qualquer forma, um início. Meu desejo com esse blog é trazer informações e reflexões interessantes sobre tecnologias, sejam elas digitais ou não, e a Educação. Softwares, propostas, dicas, tutoriais, experiências pedagógicas que estão pipocando aqui e acolá. Informações e discussões para pensarmos nas formas de ensinar e de aprender no contemporâneo.


Um grande abraço
Evandro Alves - de Palmas (TO)