quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Visões da Terra

Vou logo propondo o exercício. Olhem os dois mapas abaixo e observem a data:


T-O map from the Etymologiae of Isidorus, 1472(Kraus 13).


Nova Orbis Rabula - Hjaillot - 1694

O que aconteceu em pouco mais de 200 anos para que o jeito de representar o espaço através de mapas mudasse tanto?

Na disciplinas de quinta-feira do PPGEdu da UFRGS que vimos realizando este semestre, sobre polifonia e Bakhtin, embalados pela crítca deste pensador à ciência moderna, Acabei mencionando as modificações na forma de representar mapas ao longo da história ocidental. Fica a pergunta. Essas modificações foram somente em função as grandes navegações? Mudaram os aparatos técnicos de cartografia? Mudaram os sentidos atribuídos aos mapas? Ou tudo isso junto?

Estava pensando nisso quando me deparei com o tema da mensagem de hoje. É sobre uma exposição que está acontecendo em São Paulo, na Estação Ciência da USP. A exposição "Visões da Terra", já realizada em plagas sulistas, tem como curador-geral Rualdo Menegat, Doutor em Geociências e professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS. Versa sobre as represntações do homem sobre a Terra, e sobre as mudanças dessas representações

O cerne da questão e que as modificações na forma de constituir mapas não estão ligadas somente a aspectos técnicos da cartografia, mas também a aspectos históricos-sociais, à religião, ao comércio, aos usos que se fazem de mapas e os sentidos que são produzidos nesta utilização, que acabam por demarcar, no "tempo" e no "espaço", inclusive, as formas de se representar o espaço.

Sem mais delongas e complicações segue o álbum do uol sobre a exposição
http://diversao.uol.com.br/album/visoes_da_terra_album.jhtm

0 Comments: